Entenda a diferença entre corte a laser e corte plasma

Conheça as características tanto do corte a laser quanto do corte plasma

Indústrias dos mais diversos setores utilizam serviços de corte em diferentes materiais, como chapas de aço, aço carbono, inox, entre outros. Entre os serviços mais populares estão o corte a laser e o corte plasma. 

Apesar de serem populares, muitos não sabem exatamente qual a diferença entre o corte a laser e o corte plasma. Saiba, então, que apesar de terem objetivos similares, são processos diferentes um do outro. 

Corte a laser

Entenda a diferença entre corte a laser e corte plasma

Saiba que o corte a laser é um processo que consiste no uso de um feixe de luz de alta potência para derreter o material, permitindo variados tipos de corte e gravação.

O corte a laser é indicado sempre que se desejar um trabalho mais preciso e ágil, principalmente quando se trata de formas mais complexas.

É sempre importante ressaltar que, embora o corte de chapa a laser seja um dos mais versáteis e de tecnologia mais avançada à disposição no mercado, deve-se sempre avaliar a necessidade da peça conforme seu material, espessura e acabamento.

Corte plasma

Trata-se de uma técnica de corte de chapas metálicas (ou outros materiais) que consiste no corte da superfície por meio de um processo similar ao da soldagem por arco elétrico com gás de proteção.

No que se refere ao seu funcionamento, o corte a plasma é um processo que utiliza um bico com um orifício para constringir o gás ionizado em alta temperatura até que possa se utilizado para cortar seções de metais, como o aço carbono, aço inoxidável, alumínio e outros metais eletricamente condutores.

Esse processo é o que tem o maior crescimento no mercado por causa da sua velocidade e precisão no corte.

Por fim, tenha em mente que os serviços de corte plasma mais modernos são equipados com sistema de jato coaxial de ar, que constringe ainda mais o plasma, de maneira a permitir um corte mais rápido e com menos ângulo (o que confere mais precisão ao serviço). 

Diferenças entre corte plasma e corte a laser

Como é possível perceber, o corte plasma e o corte a laser se diferem na forma como cortam a superfície, ainda que ambos utilizem máquinas que utilizam a tecnologia CNC (computer numerical control), a fim de garantir uma maior flexibilidade para cortar diversas formas, tudo com base em instruções programadas no controle numérico.

Podemos dizer também, em linhas gerais, que o corte a laser é mais preciso e rápido que corte a plasma sobre os metais e chapas de aço mais finos, até 10 mm de espessura. 

Por outro lado, quando a espessura do metal ou chapa de aço ultrapassar os 10mm de espessura, o corte a plasma se torna um corte de melhor qualidade em relação ao laser, além de usar menos energia. 

Para espessuras que não são nem tão finas nem tão grossas, é possível adaptar o corte para os dois tipos de tecnologia, garantindo uma boa qualidade nas duas opções de corte. 

Gostou de conhecer as diferenças entre o corte plasma e o corte a laser? Então, acompanhe o blog da MGP para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

Deixe um comentário